Viajar para a Coreia do Sul: passo a passo

Recentemente fiz uma viagem de vinte dias para a Coreia do Sul. Como foi uma viagem parcialmente a trabalho, tive pouco tempo para pesquisar e me senti muito perdida. Por isso, quero que esse texto sirva de ajuda para aqueles que estão pensando em visitar o país.

Observação: essa foi a minha experiência pessoal, é claro que tudo pode variar de pessoa para pessoa.

Valores

A dúvida mais comum vem em: quanto vou gastar em uma viagem para a Coreia? E é claro que a resposta será: depende. Muitas variáveis estão incluídas nessa pergunta, por isso a resposta é complexa. Vou detalhar como foi para mim (a conversão tanto de dólares quanto de wons será feita de acordo com o câmbio de julho de 2023).

Como não comprei a passagem com muita antecedência, ela acabou custando R$9.033,59 e mais R$276 para reservar o lugar. Fui com a Emirates e fiz escala em Dubai.

Com hospedagem (airbnb) gastei R$4.090,81 para os 21 dias. Notem que na minha primeira semana tive um compromisso de trabalho que me fez ficar em um bairro mais caro.

Com alimentação gastei uma média de 41.000 won por dia, o que significa mais ou menos R$150. Como sou vegetariana, foi mais difícil para mim encontrar opções, portanto acabei gastando um pouco mais.

Com transporte (andei apenas de metrô e ônibus, só usei táxi na volta para o aeroporto) gastei 60.000 won no total, o que dá em média R$220.

Para sacar o dinheiro lá e fazer compras, usei o cartão da Wise. Ele foi indicado por uma colega minha e gostei muito! Ele funciona como um cartão de débito “recarregável”. Antes de viajar transferi dinheiro para ele (e você pode ir fazendo isso aos poucos, mês a mês, quando o câmbio estiver mais favorável ou você tiver um dinheirinho extra) e quando cheguei lá saquei boa parte e usei a função débito algumas vezes.

Se quiser fazer sua conta por esse link, eu ganho um bônus 🙂

Atenção: não são todos os lugares que aceitam cartão e algumas vezes o débito da Wise não funcionou. Recomendo que saquem o dinheiro que precisam e tenham um cartão de crédito em mãos para caso o da Wise não funcione.

O banco coreano com a melhor taxa para saques é o Woori Bank (우리 은행). Fiz todos os meus saques em caixas eletrônicos desse banco.

Agora, com compras: eu gastei mais do que deveria. Comprei muitos livros e álbuns de kpop, e sinceramente? Resolvi não fazer as contas de quanto gastei no total. Mas posso dizer que um álbum de kpop custa em média 15.000 won (ou R$55) e livros variam entre 9.000 e 20.000 wons.

Agora, a tabela:

• Passagens: R$9.309,59
  • Hospedagem para 21 dias: R$4.090,21
  • Alimentação: R$150 por dia
  • Transporte: R$220 para 21 dias

Planejando a viagem

Assim que comprei as passagens, comecei a ver muitos e muitos tiktoks com indicações de coisas para fazer. Fui salvando tudo em uma pastinha de favoritos e depois revisei o que realmente achei interessante.

Mapa

Ainda no Brasil, baixei o Naver Map (Android e iOS), aplicativo de mapas que funciona na Coreia do Sul, e fui salvando o endereço de tudo o que eu queria ver. Depois que o mapa já estava bem completo, vi o melhor local (próximo ao que eu queria fazer) para procurar um airbnb.

Como meu compromisso de trabalho era em Seul, fiz tudo isso para essa cidade primeiro. Depois, decidi visitar também Busan, e fiz o mesmo esquema de pesquisa e anotação no mapa.

Trem

De Seul para Busan viajei de trem rápido, que comprei no aplicativo na KTX (Android e iOS).

Passeios turísticos e chip de celular

Depois de ver tudo o que eu gostaria de fazer em cada cidade, baixei o aplicativo Klook (Android e iOS) para passeios guiados e outros eventos. Foi através dele que reservei alguns passeios em Busan e a visita a Zona Desmilitarizada. Foi também através dele que fiz a compra antecipada do meu chip de celular com internet.

Quando cheguei no aeroporto de Incheon, encontrei facilmente o quiosque indicado no aplicativo e já retirei meu chip ali mesmo. Fiz a ativação em dois segundos e já saí do aeroporto com internet (o que dá uma baita sensação de segurança).

Vacinas

Também antes de ir é preciso conferir as vacinas necessárias para entrada no país (inclusive no país de conexão). Tive sorte que duas amigas me avisaram que era necessário ter o comprovante da vacina de Febre Amarela para entrar em Dubai, então levei isso na mala de mão, mas é importante checar seu lugar de conexão.

Visto

O visto para a Coreia é emitido nesse site. É bem rápido e simples.

Tradutor

Mesmo quem não sabe nada de coreano consegue se virar bem com o Papago (Android e iOS), um aplicativo que traduz tanto o que você digita quanto imagens (usei muito para ver cardápios, por exemplo).

Chegada em Incheon

O aeroporto de Incheon é grande, mas não gigantesco. Consegui me encontrar com facilidade.

Assim que peguei minha bagagem e saí, encontrei o quiosque para o chip do celular e já fui direto para o metrô. Acabei escolhendo o trem rápido (AREX) para a Seoul Station. Você consegue comprar o bilhete nas máquinas automáticas.

Mas veja que para pegar o metrô na Seoul Station você vai precisar de um T-Money, o cartão de transporte de lá. Eu aproveitei e já comprei o meu no aeroporto mesmo, nessa máquina:

Quando eu fui, a máquina só estava aceitando dinheiro vivo, então é bom ter isso em mente. Para carregar o T-Money eu também precisei de dinheiro vivo, mas é super fácil de carregar nas máquinas do aeroporto e tudo vem explicado em inglês.

Quando cheguei na Seoul Station comecei a perceber que nem todos os lugares têm escada rolante. Eu acabei carregando minha mala por muitas escadas, mas é possível procurar o elevador de algumas estações.

O airbnb que eu fiquei primeiro era em Gangnam, e a saída indicada pelo Naver Map não tinha escada rolante. Só depois de subir todas as 4 escadas percebi que se tivesse saído do outro lado da rua (saída 3 em vez de 4), teria encontrado as escadas rolantes.

Chegando no airbnb também tive a surpresa de mais 3 escadas sem elavador. Depois de 35 horas de viagem, não foi muito animador, mas consegui.

Transporte

Achei muito tranquilo usar apenas metrô e ônibus lá. Usando o Naver Map consegui saber direitinho qual linha pegar e tudo. As únicas duas vezes que peguei táxi foi porque estava com malas.

Metrô: importante lembrar que você precisa passar o cartão de transporte para entrar e para sair do metrô, então mantenha o cartão em um lugar de fácil acesso.

Ônibus: não é preciso fazer sinal ao motorista como estamos acostumados, só de levantar e ir para a beirada da calçada quando o ônibus está se aproximando, o motorista já entende que você vai entrar. Também é preciso passar o cartão para sair do ônibus.

Taxi: as duas vezes que peguei táxi foi pelo aplicativo da Kakao Taxi (Android e iOS). Fiz exatamente como indicado por esse vídeo no tiktok e consegui sem problemas.

Delivery de comida

Confesso que alguns dias fiquei muito cansada e pedi delivery de comida. Usei o Shuttle (Android e iOS) e não tive problemas.

Eles pediram para confirmar meu endereço por mensagem, e foi bem tranquilo.

O que fiz em Seul

Primeiro vale lembrar que todos os endereços e links que vou colocar aqui são do Naver Map. O Google Maps não funciona bem lá, não adianta!

Museus

MMCA: meu museu preferido! Comprei o ingresso que dava direito a todas as exposições e não me arrependi. Vi MUITA coisa interessante, diferente, bonita… Enfim, recomendo demais. Passei o dia todo lá.

KT&G: museu moderno e com dois andares para vendas de designers locais. As exposições são gratuitas (mas bem pequenas).

Seoul Art Museum: bem simpático! O dia que eu fui estava com uma exposição do Hopper. Tem que pagar para entrar. Eu consegui ingresso na hora, mas tem como reservar por aqui.

Leeum Art Museum: é lindo de ver por fora, mas a exposição permanente eu achei meio qualquer coisa. A exposição extra precisava de ingresso para entrar e eu não comprei antes. Então a recomendação aqui é reservar antes!

DDP (Dongdaemun Design Plaza): várias coisas acontecem na praça e é bonito até de olhar por fora (a arquitetura é da Zaha Hadid).

Museu Nacional da Coreia: a parte da exposição permanente é gratuita, mas algumas exposições extra são pagas. Eu fiquei só na parte permanente e já achei bem legal. Tem muita coisa das época Goryeo e Joseon. Programação aqui.

Shows

Tive a sorte de ver três shows enquanto estive lá! Um deles eu comprei ingressos pelo Seoul Pass (morrendo de medo de dar errado, mas não deu!) e o outro pelo site da Yes24. Vale a pena dar uma olhada antes da data da sua viagem, sempre tem coisa legal acontecendo.

Comida

Wooga: fui para o almoço e comi o “menu executivo” deles, um bibimbap com carne crua e “envelhecida”. É uma técnica especial e um jeito mais baratinho de experimentar a famosa carne hanwoo. Como fica cheio, recomendo chegar cedo para pegar o almoço. (Não tem opção vegetariana.)

Jugijal Maja: um dia que eu estava mais caidinha, quis experimentar o mingau de abalone (Jeonbok-juk) que é famoso entre os coreanos. Esse lugar me foi muito bem recomendado e eu gostei bastante.

Oreno: apenas o MELHOR lámen que já comi na minha vida. Sério, esse tem que ir! (Tem refil de macarrão para quem come bastante.)

Plant: vocês viram que eu tentei comer carne, mas realmente não é pra mim. O Plant é um restaurante vegano delicioso que fica em Itaewon. Foi minha salvação.

오세계향: restaurante que faz comida coreana vegana. O prato que eu pedi estava MUITO gostoso. Queria ter voltado mais vezes.

Livros

Aladin Secondhand Bookstore: em todos os bairros que passei, procurei uma Aladin. É um sebo grande com muitos livros, alguns discos de kpop e papelaria. Pesquisar 알라딘 no Naver Map.

Arc & Book – Lotte Mall: essa livraria é lindinha demaaaaais! Várias coisas fofas de papelaria e uma seleção pequena de livros em inglês.

Arc & Book – Itaewon: foi onde encontrei o maior número de livros coreanos em inglês. Os preços são bons (entre 15.000 e 22.000 won) e acabei comprando vários.

Seoul Book Bogo: uma hub dos sebos de Seul, esse lugar é o mais lindo de todos para tirar foto! Além disso, cada estante é dedicada a um sebo da cidade, e você pode usar o Papago para traduzir a historinha que é contada de cada um deles. Fiquei uma manhã toda lá!

Youngpoong Bookstore: é uma rede grande que tem em vários lugares. Foi lá que comprei meus livros didáticos de coreano. Essa unidade tem uma sessão enorme de papelaria!

Comprar álbuns de kpop

Buruui: essa foi a loja em que encontrei os álbuns que não encontrava em mais nenhum lugar! Não é o melhor preço, mas vale visitar.

City Record: fica dentro da estação de metrô e é o lugar mais barato para comprar álbum. Todo dia chega coisa nova, então o negócio é passar mais de uma vez lá. (Bem pertinho tem uma outra loja de álbum que eu não salvei o nome, mas é tipo, três passos de distância dentro do metrô.)

Hot Tracks: tem bastante lançamento e merch, mas não foi minha loja preferida.

Music Korea: tem duas unidades, a que eu mais gostei foi do lado da Daiso de 12 andares. Se você seguir a loja no instagram, ganha desconto. (E tem vários eventos, vale dar uma conferida.)

Extra

Daiso de 12 andares: eu comprei tanto adesivo que eu nem sei.

O que fiz em Busan

Além de me apaixonar perdidamente pela cidade e me arrepender de ter ficado só 3 dias lá.

Gwangali Beach: praia famosinha e de fácil acesso. Dá pra passear na areia, tirar fotos, tomar uma coisinha. A ponte fica iluminada de noite, é bem bonito!

Marine Car Cable: um bondinho que te leva pra um parque delícia! Fiz a reserva pelo Klook e na hora só mostrei o QR code e peguei o ingresso. Reservei o carrinho que tinha o chão transparente para poder ficar vendo o mar.

Coffee It House: fica bem pertinho do ponto do ônibus da Gamcheon Culture Village, e tem uma vista linda pra foto!

Haeundae Beach: foi onde fiquei hospedada e AMEI. A praia é uma delícia, tem vários restaurantes na orla e uns banquinhos pra você ficar lendo.

Gyeongju: uma cidade próxima a Busan que já foi a antiga capital de um dos reinos que formaram a Coreia. Eu adorei o passeio (que reservei pelo app do Klook) e também amei que no final visitamos a Hwangnidan-gil Road que é uma rua cheia de lojinhas onde encontrei minha livraria preferida da vida.

Pertinho da praia de Haeundae tem uma feirinha de comida de rua que eu amei! E foi lá que comi o melhor hotteok da vida. Eu não consigo achar exatamente o endereço no Naver Map, mas coloquei a foto aqui na galeria e é só seguir essa rua aqui até o final.

Conclusão

Espero que isso tenha ajudado alguém! Como me senti perdida ao programar a viagem, prometi que faria um texto explicando tudo que pudesse ser útil para outras pessoas 🙂